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Apostila Banco Da Amazônia BASA 2024 Técnico Bancário

Ficha técnica

Edição

Oficial 

Banca

CESGRANRIO

Nível 

Médio

Instituição

Banco da Amazônia 

Descrição

Conteúdo Programático (2002 Páginas)

 

Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal.12 Relações de sinonímia e antonímia.13 Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet).

LÍNGUA INGLESA I: 1 – Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

INOVAÇÃO E ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: 1 – O processo de inovação: 1.1 – Geração de ideias e o processo criativo. 1.2 – Inovação x Invenção. 1.3 – Tipos de inovação. 2 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 3 – Internet banking. 4 – Mobile banking. 5 – Open banking. 6 – Ecossistemas complexos de informação. 7 – Novos modelos de negócios. 8 – Fintechs, startups e big techs. 9 – Sistema de bancossombra (Shadow banking). 10 – Funções da moeda. 11- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 12 – Marketplace. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.

CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL, COMPLIANCE E ÉTICA I: 1 – Estatuto Social do Banco da Amazônia S.A. 2 – Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da Amazônia. 3 Compliance: conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 4 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto Nº 11.129, de 11 de julho de 2022. 5 – Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 6 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; 7- Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 8 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 9 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 10 – Lei nº 13.303/2016. 11 – Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 12 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. 13 – Noções de ética empresarial e profissional. 14 – A gestão da ética nas empresas públicas. 15 – Código de ética do Banco da Amazônia.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 – Sistema operacional (ambientes Linux, Windows 10). 1.1 – Definições. 1.2 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e Libre Office). 3 – Redes de computadores. 3.1 – Conceitos de protocolos de comunicação, TCP/IP, tipos e topologias de redes, Internet e Intranet. 3.2 – Ameaças e procedimentos e mecanismos de proteção. 3.3 – Malware. 3.4- Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware, etc.). 4 – Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) 5 – Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e similares). 6 – Procedimentos de backup. 7 – Armazenamento de dados na nuvem. 8 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Drive e Skype).

QUALIDADE DO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE: 1- Noções de Marketing de Relacionamento; 2 – Satisfação, valor e retenção de clientes; 3 – Valor percebido pelo cliente; 4 – Telemarketing; 5 – Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 6 – Interação entre vendedor e cliente; 7 – Qualidade no atendimento a clientes; 8 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 9 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 10 – Política Nacional para Mulheres. 11. Temática de raça e etnia. 12 – Estatuto Nacional da Igualdade Racial. Lei nº 10.973/2004.

 

Conhecimentos Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

MATEMÁTICA FINANCEIRA:

1 – Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação. 2- Juros Simples. 3 – Juros Compostos. 4 – Séries Uniformes.5 – Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno. 6 – Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (francês ou PRICE). 7 – Descontos: racional composto e comercial simples. 8 – Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas.

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:

1. Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas). 2. Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana.3. Medidas de Posição: quartis e percentis. 4. Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:

1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Produtos e serviços financeiros: Noções de Depósitos à vista, depósitos a prazo (CDB e RDB) e letras de câmbio, cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos, seguros, cobrança e pagamento de títulos e carnês, arrecadação de tributos e tarifas públicas, home/office banking, remote banking, corporate finance, crédito rotativo, financiamento de capital de giro, financiamento de capital fixo, financiamento à importação e à exportação, repasses de recursos do BNDES. 4 – Mercado de capitais. 4.1 – Ações: características e direitos. 4.2 – Debêntures. 4.3 – Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas. 4.4 – Operações de underwriting. 4.5 – Funcionamento do mercado à vista de ações. 4.6 – Mercado de balcão. 4.7 – Operações com ouro. 5 – Mercado de câmbio. 5.1 – Instituições autorizadas a operar. 5.2 – Operações básicas. 5.3 – Contratos de câmbio: características. 5.4 – Taxas de câmbio. 5.5 – Remessas. 5.6 – SISCOMEX. 6 – Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. 7 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC). 8 – Fundo Constitucional de Financiamento do Norte: Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, lei nº 9.126, de 10 de novembro de 1995 e Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001. 9 – Crime de lavagem de dinheiro 9.1 – Conceito e etapas. 9.2 – Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro.

VENDAS E NEGOCIAÇÃO:

1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, metas, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento. 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Noções de Marketing de Relacionamento. 6 – Produto, Preço, Praça, Promoção. 7 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 8 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 9 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade dos produtos bancários. 10 – Técnicas de vendas: da préabordagem ao pós-vendas. 11 – Ética e conduta profissional em vendas. 12 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 13 – Gestão da qualidade em serviços. 14 – Utilização de canais remotos para vendas. 15 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 16 – Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. 17 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021. 18 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

Apostila Banco Da Amazônia BASA 2024 Técnico Bancário

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